segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

O projeto de conectar a E. F. Oeste de Minas à E. F. Minas e Rio

Há um documento no Arquivo Nacional, especificamente no Fundo Francisco Lobo Leite Pereira (BR RJANRIO QD), referente ao projeto de ligação entre as estradas de ferro Oeste de Minas e Minas e Rio. Esse documento, o mapa QD.0.MAP.34, tem data incerta, colocada com possibilidade inicial 1878 e final 1920.

O que é possível deduzir com a observação da imagem?

Arquivo Nacional, mapa BR RJANRIO QD.0.MAP.34 - Dossiê. Croquis da ligação das Estradas de Ferro Oeste de Minas e Minas e Rio.

O que é correto afirmar é que essa conexão, apesar de ser similar ao ramal entre Lavras e Três Corações existente desde a década de 1920, realizado sob a direção da Rede de Viação Sul-Mineira (1921-1931), não representa o mesmo traçado. Uma das pontas - que seria inicial no mapa referido e final no ramal existente - tem localização diferente.

O ramal que a RVSM construiu ligava a estação de Três Corações da RVSM à de Lavras da EFOM. No caso do mapa aqui apresentado, a conexão proposta seria entre um ponto do ramal de Lavras da linha em bitola de 762 mm à então estação de Três Corações da E. F. Minas e Rio. A ponta norte do ramal proposto neste documento, portanto, seria uma das estações entre Aureliano Mourão e Ribeirão Vermelho,

No entanto, se a estação de Ribeirão Vermelho, da EFOM, fora inaugurada em 1888 como "estação de Lavras", como encontra-se no mapa, a datação desse documento pode ser dada ao período 1884-1895, considerando 1884 pela já existência da estação de Três Corações. Nada impede que seja anterior, mas não muito, já que a incorporação da Minas & Rio Railway Company Limited, instância administrativa da EFMR, data de 1881. Já a estação de Lavras original, localizada no povoado de Ribeirão Vermelho [1], é renomeada como Ribeirão Vermelho a partir do momento que é erguida a estação de Lavras na sede do município, na linha em bitola métrica da concessão denominada "E. F. de Barra Mansa a Catalão". É importante notar na imagem que a cidade de Lavras - ou seja, sede do município de Lavras, MG - ainda não possuía ferrovia, sendo a "Estação de Lavras" marcada no mapa a que se tornaria "de Ribeirão Vermelho" em 1895.

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[1] Ribeirão Vermelho sofre grande impacto com a Estrada de Ferro Oeste de Minas, principalmente devido à escolha da companhia por fundar ali um complexo ferroviário, com depósito e oficinas. Um jovem povoado ainda em 1888 (ano da inauguração da estação), torna-se distrito de Lavras em 1901 e município em 1948.

2 comentários:

MarceloT. disse...

Prezado, na realidade a estação Lavras, em frente à foz do Ribeirão Vermelho, foi inaugurada em 14/04/1889, apesar de ter tráfego desde Jul/1888.

Welber disse...

Prezado Marcelo, obrigado pelo comentário.
Segundo Jansen Vaz, a estação de Lavras, renomeada Ribeirão Vermelho, foi inaugurada a 16 de junho de 1888.

"No dia 20 de janeiro de 1887 foi inaugurada e entregue ao trafego a primeira estação, Santa Rita, a 18 kilometros de São João d’El-Rey; em Io. de maio, Rio das Mortes, no kilometro 48; em 31 de outubro, Nazareth, no kilometro 65, Ibituruna, no kilometro 91, Aureliano Mourão, no kilometro 103, Bom Suc- cesso, no kilometro 117; em Io. de fevereiro de 1888, Tartaria; em 16 de junho, Pedra Negra e Lavras, no ramal de Ribeirão Vermelho; e em 16 de outubro, Perdões, no mesmo ramal: A estação de Lavras passou, mais tarde, a denominar-se Ribeirão Vermelho, bem como Perdões que passou a chamar-se Vigilato." (VAZ, Múcio Jansen. Estrada de Ferro Oeste de Minas: Trabalho histórico-descriptivo, 1880-1922. São João del-Rei: EFOM, 1922, p. 13.
De qualquer maneira, se o tráfego está aberto, a estação já é ativa e existente para o público. A inauguração como tal é apenas um ato formal com a "benção" do estado.