quinta-feira, 29 de março de 2012

RFFSA em 1978 - das linhas

Em 1978 o sistema ferroviário pertencente à Rede Ferroviária Federal S.A. era dividido em seis SR[1]. Algumas possuíam subdivisões chamadas de SP[2] ou CSP[3].
A intenção deste post é apenas informativo, para que se tenha uma pequena noção do que era o sistema ferroviário brasileiro, no âmbito da RFFSA, no auge da existência da estatal, incorporada em 1957, reconcedida e arrendada em 1996 (Programa Nacional de Desestatização) e extinta em 2007.
Essas divisões sofreram vários reordenamentos no decorrer dos anos, entretanto, em referência às vias existentes, muito pouco mudou no esquema, a não ser por algumas erradicações no início da década de 1980 e a inauguração da chamada “Ferrovia do Aço” na virada das décadas de 1980 e 1990.
Naquele ano (1978) já havia os projetos de erradicação, entre os quais a supressão definitiva da ligação “Antônio Carlos – Aureliano Mourão”, em Minas Gerais, e inaugurava-se um dos raros trechos novos na década de 1970: a ligação Passo Fundo – Roca Sales, na SR-6, Rio Grande do Sul.
Os mapas abaixo foram encontrados em: Sistema Ferroviário do Brasil: RFFSA 1978. Rio de Janeiro: RFFSA, 1978.
























[1] Superintendência Regional
[2] Superintendência de Produção
[3] Divisão Operacional

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