sábado, 19 de março de 2011

O TAV pelo olhar dos outros 3

China constrói maior malha ferroviária de alta velocidade


sex, 18 mar 2011 - 15:14 | by frc.vfco  em Ferreoclipping

Desde o início do século 21, a China define a construção de ferrovias de alta velocidade como uma das principais diretrizes da modernização. Após uma década de desenvolvimento, o país possui hoje a maior malha ferroviária de alta velocidade no mundo. Em 2011, muitas ferrovias de alta velocidade entrarão em funcionamento, incluindo o trajeto Beijing-Shanghai, que percorre uma distância superior a 130 mil km.

Ferrovias são o principal meio de transporte na China, país com uma área territorial imensa e maior população no mundo. Porém, o país ficou para trás em uma pesquisa de ferrovias de alta velocidade. Em 2004, o Conselho de Estado publicou a primeira Planificação da Malha Ferroviária de Médio e Longo Prazo. Quatro anos depois, a linha de alta velocidade Beijing–Tianjin entrou em funcionamento. O engenheiro-chefe do Ministério das Ferrovias, He Huawu:

"Persistimos no princípio de concentrar a força para fazer grande. Não é fácil digerir o acúmulo de experiência antiga e introduzir uma tecnologia avançada estrangeira em um prazo tão curto. Também inovamos nas tecnologias introduzidas. A linha Beijing – Tianjin é um projeto que representa isso."

A ferrovia de alta velocidade que liga Beijing a Tianjin tem 120 km de extensão e começou a funcionar no dia 1º de agosto de 2008, após três anos de construção. Esta é a primeira linha ferroviária cuja velocidade ultrapassa 350 km/h no mundo. O diretor de Transporte do Ministério das Ferrovias, Zhang Shuguang, revelou que o ministério fez uma investigação severa para definir o projeto de construção da ferrovia Beijing – Tianjin e no final, decidiu construir a partir de técnicas autônomas:

"O projeto envolve um sistema muito complicado. Não é qualquer país que pode oferecer todas as peças do sistema ou nos ajudar a construir um projeto correspondente às condições do país. A construção de ferrovias é uma cadeia industrial muito grande que impulsiona o desenvolvimento econômico de todo o país. Este mercado não pode ser dado às empresas estrangeiras."

2010 foi um ano de grandes êxitos. Entraram em funcionamento os trajetos de 350 km/h de Zhengzhou – Xi´an, Shanghai – Nanjing e Shanghai – Hangzhou, além de diversos percursos de 250 km/h. A colocação de carris já foi finalizada na ferrovia Beijing – Shanghai. A velocidade recorde de 486 km/h foi obtida nesta linha durante um teste experimental. O governo planeja extender a ferrovia para 110 mil km até 2012 e formar redes de ferrovias de alta velocidade inter-metrópoles nas regiões mais desenvolvidas. Como uma indústria pilar do governo chinês, as ferrovias de alta velocidade estão mudando a estrutura do transporte do país. O vice-conselheiro de Estado da China, Zhang Dejiang, acredita que este modelo de transporte economiza recursos e impulsiona o desenvolvimento de uma série de indústrias relacionadas:

"O rápido desenvolvimento das ferrovias de alta velocidade elevou a capacidade do transporte e contribui para a modernização do país. Ela promoveu o desenvolvimento de setores como fabricação de equipamentos, novos materiais e serviços. Além disso, a construção de linhas rápidas reduz a área de ocupação de terras cultivadas."

O trem-bala, que percorre uma velocidade acima de 250 km/h, realmente facilita a vida do povo. Vamos ouvir a opinião da população:

"Menos tempo gasto na rua, mais tempo para viajar."

"Antigamente, eram necessárias pelo menos duas horas para chegar em Nanchang. Meu filho não tem tanta paciência para viajar durante tanto tempo."

"O trem de alta velocidade trouxe muita conveniência para nós. Posso viajar às cidades vizinhas e voltar no mesmo dia. Posso ter aulas de dança na cidade grande e ainda jantar em casa."

As ferrovias de alta velocidade mudam não só o âmbito geral da economia nacional, como também o cotidiano do povo. O desenvolvimento de trens de alta velocidade não representa apenas uma mudança no quadro de transporte como também envolve o planejamento de uma nação.

por Dong Jue | CRI | 2011-03-18 14:14:50

Nenhum comentário: