domingo, 19 de junho de 2011

As K-36 da Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad

As estradas de ferro dos EUA, já no terceiro quartel do século XIX, foram objeto de unificação da bitola da via pela intenção do congresso de facilitar o intercâmbio entre as linhas das muitas ferrovias já existentes.
A quebra de bitola foi uma constante, principalmente pelas diferenças regionais e pelas diferenças de opções das diretorias e dos proprietários de cada companhia. Se o Brasil ainda vive o gargalo logístico e muito dele se deve à quebra de bitola do sistema ferroviário, os EUA, apesar de ter resolvido a padronização (standard gauge) ainda no oitocentos, teve ainda algumas permanências de trechos menores em bitola estreita.
A Denver & Rio Grande Western Railroad, companhia incorporada em 1870, apesar de ter sido objeto da padronização para a bitola de 1.435mm como a maioria das estradas de ferro do país, manteve a bitola original em parte de sua malha. Dentre todas as ferrovias do mundo, a que mais me lembra a E. F. Oeste de Minas é a D&RGW, que possuiu trechos em bitola mista (1.435mm e 0.914mm) e, para além do aspecto das linhas, manteve a frota de locomotivas sob o signo da tração a vapor na porção em bitola estreita.
Com a desativação de seu trecho de "bitolinha" entre as décadas de 1960 e 70, houve um esforço de preservação de pelo menos dois trechos e de várias locomotivas a vapor, carros e vagões do início do século XX.
Entre o acervo preservado, destaca-se o modelo denominado K-36, fabricado pela The Baldwin Locomotive Works, de Filadélfia, em 1925. O K indica que é uma locomotiva do tipo Mikado (2-8-2) e o 36 indica seu esforço de tração em libras, que é de 36.000Lbs (em torno de 16,5 toneladas). 


Quatro dessas locomotivas foram preservadas pela Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad, no estado do Colorado (mais cinco encontram-se sob os cuidados da Cumbres & Toltec Scenic Railroad).

As K-36 são as maiores mikados para bitola estreita abaixo de 1,00m fabricadas pela BLW (lembrando que suas meio-irmãs, as K-37, também da D&RGW, foram reconstruções da própria companhia utilizando caldeiras de consolidations de bitola standard). 


Entre as três classes de mikado da D&RGW preservadas, as K-36 são a de maior redundância.

Detalhe dos contra-balanços, comuns em locomotivas de bitola estreita com longerão (chassis) externo. 
Foto de John Kelly.

A maior elegância das locomotivas de longerão outside-frame (externos às rodas) consiste no movimento dos contra-balanços das rodas. 


As K-36 foram os últimos exemplares encomendados para a bitola de 3 pés (0.914mm) da D&RGW ao fabricante.

Ficha Técnica

Esforço de tração: 36,200 lbs (16,5t)
Bitola: 3 pés (0.914mm)
Válvula de distribuição: Walscherts 
Rodas motrizes: 44 polegadas (111,76cm)
Fabricante: Baldwin Locomotive Works, Pennsylvania, EUA, 1925. 
Pressão de regime da caldeira: 195 Lbs/pol².
Peso em vazio: 104t
Cilindros (diâmetro e curso): 20" X 24" (50,8 X 60,96cm)
Produção de vapor: Superaquecida 
Peso da locomotiva em ordem de marcha: 166,800lbs (em torno de 75,5t)Tender: 41,800lbs (em torno de 19t) -Total (carregado): 208,600lbs (em torno de 94,5t).
Carregamento: 9,5t de carvão; 5,000 gals (em torno de 18.900 litros) de água
Rodagem: 2-8-2 (Mikado)

Dados traduzidos da página: http://drgwk36.webs.com/technicalinfo.htm 


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