As estradas de ferro dos EUA, já no terceiro quartel do século XIX, foram objeto de unificação da bitola da via pela intenção do congresso de facilitar o intercâmbio entre as linhas das muitas ferrovias já existentes.
A quebra de bitola foi uma constante, principalmente pelas diferenças regionais e pelas diferenças de opções das diretorias e dos proprietários de cada companhia. Se o Brasil ainda vive o gargalo logístico e muito dele se deve à quebra de bitola do sistema ferroviário, os EUA, apesar de ter resolvido a padronização (standard gauge) ainda no oitocentos, teve ainda algumas permanências de trechos menores em bitola estreita.
A Denver & Rio Grande Western Railroad, companhia incorporada em 1870, apesar de ter sido objeto da padronização para a bitola de 1.435mm como a maioria das estradas de ferro do país, manteve a bitola original em parte de sua malha. Dentre todas as ferrovias do mundo, a que mais me lembra a E. F. Oeste de Minas é a D&RGW, que possuiu trechos em bitola mista (1.435mm e 0.914mm) e, para além do aspecto das linhas, manteve a frota de locomotivas sob o signo da tração a vapor na porção em bitola estreita.
Com a desativação de seu trecho de "bitolinha" entre as décadas de 1960 e 70, houve um esforço de preservação de pelo menos dois trechos e de várias locomotivas a vapor, carros e vagões do início do século XX.
Entre o acervo preservado, destaca-se o modelo denominado K-36, fabricado pela The Baldwin Locomotive Works, de Filadélfia, em 1925. O K indica que é uma locomotiva do tipo Mikado (2-8-2) e o 36 indica seu esforço de tração em libras, que é de 36.000Lbs (em torno de 16,5 toneladas).
Quatro dessas locomotivas foram preservadas pela Durango & Silverton Narrow Gauge Railroad, no estado do Colorado (mais cinco encontram-se sob os cuidados da Cumbres & Toltec Scenic Railroad).
As K-36 são as maiores mikados para bitola estreita abaixo de 1,00m fabricadas pela BLW (lembrando que suas meio-irmãs, as K-37, também da D&RGW, foram reconstruções da própria companhia utilizando caldeiras de consolidations de bitola standard).
Entre as três classes de mikado da D&RGW preservadas, as K-36 são a de maior redundância.
Detalhe dos contra-balanços, comuns em locomotivas de bitola estreita com longerão (chassis) externo.
Foto de John Kelly.
A maior elegância das locomotivas de longerão outside-frame (externos às rodas) consiste no movimento dos contra-balanços das rodas.
As K-36 foram os últimos exemplares encomendados para a bitola de 3 pés (0.914mm) da D&RGW ao fabricante.
Ficha Técnica
Esforço de tração: 36,200 lbs (16,5t)
Bitola: 3 pés (0.914mm)
Válvula de distribuição: Walscherts
Rodas motrizes: 44 polegadas (111,76cm)
Fabricante: Baldwin Locomotive Works, Pennsylvania, EUA, 1925.
Pressão de regime da caldeira: 195 Lbs/pol².
Peso em vazio: 104t
Cilindros (diâmetro e curso): 20" X 24" (50,8 X 60,96cm)
Cilindros (diâmetro e curso): 20" X 24" (50,8 X 60,96cm)
Produção de vapor: Superaquecida
Peso da locomotiva em ordem de marcha: 166,800lbs (em torno de 75,5t)Tender: 41,800lbs (em torno de 19t) -Total (carregado): 208,600lbs (em torno de 94,5t).
Carregamento: 9,5t de carvão; 5,000 gals (em torno de 18.900 litros) de água
Rodagem: 2-8-2 (Mikado)
Rodagem: 2-8-2 (Mikado)
Dados traduzidos da página: http://drgwk36.webs.com/technicalinfo.htm
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