sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

A via férrea em São joão del-Rei em 1960

São duas fotografias aéreas, resquícios de trabalho de aerofotogrametria realizada em 1960. 
Encontrei e o meu amigo Jonas fotografou com objetiva 28-80 mm de uma Nikon D3000.
Para ampliar as imagens, basta clicar sobre cada uma. As linhas seguidas de pontos vermelhos são da linha tronco entre Antônio Carlos (Sítio) e São João del-Rei; as que seguem com pontos amarelos são a continuação do tronco de São João del-Rei em direção ao Oeste (Aureliano Mourão, Divinópolis, Paraopeba); as linhas seguidas de pontos azuis escuro são o antigo leito da linha tronco Sítio-São João, substituída em 1910 com a abertura do Ramal de Águas Santas, que é seguido de pontos verdes. Do Ramal de Águas Santas saía ainda um sub-ramal chamado de Ramal do Cascalho, este é pontilhado de azul claro.






3 comentários:

thiago2009r disse...

Minha nossa,quando so que já vi muito,surge essa matéria maravilhosa,isso é muito raro,onde você conseguiu essas imagens?Essa semana eu estava mostrando umas fotos da bitolinha pro meu primo e ele ficou pasmo ao saber que o trem passava pela Av. Leite de Castro,percebe,esse "povo" de 20 ou 30 anos pra menos não faz idéia do que era São João del-Rei antigamente,da importância dessa cidade na época do império,o bairro Matosinhos que junto com o Sr. dos Montes e Bonfim deram início ao que conhecemos hoje como São João del-Rei ficou todo descaracterizado,não temos mais o Pavilhão,o casarão atrás da igreja,a própria igreja primitiva do Sr. Bom Jesus de Matosinhos e vários outros monumentos que maracaram a época de ouro dessa área,infelizmente patrimônio aqui parece girar em torno das igrejas mais ricas,mas vamos ver até quando ficarão de pé as igrejas históricas,o restante da ferrovia,etc...
É,o trem passava pela rua Amaral Gurgel,Santa Cruz de Minas,Águas Santas,Bairro das Fábricas e o bairro Matosinhos era tão importante que era ponta de um ramal ferroviário.
Acabou tudo,se não fosse por gente como o autor desse blog,provavelmente ningúem se lembraria que o "trenzinho" dos 12Km de São João - Tiradentes rodava cerca de 700 Km.

Bruno disse...

Legal, um belo achado, e eu notei algo que não sabia, existia um triângulo de reversão bem defronte ao atual "bar da rede".Dá pra notar tb e bem claro, que o colégio Polivalente no local da segunda quadra, era a curva do antigo leito na rua Amaral Gurgel.

Welber disse...

Positante e operivo.