tag:blogger.com,1999:blog-7506522420374130116.post588862835032766770..comments2023-05-09T09:47:03.035-03:00Comments on Trens e História: Carta de Passa QuatroWelberhttp://www.blogger.com/profile/14341667190164195946noreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-7506522420374130116.post-67678668963729124602011-06-06T06:33:14.330-03:002011-06-06T06:33:14.330-03:00Vicente,
Bom dia!
Recomendo-lhe a leitura deste p...Vicente, <br />Bom dia!<br />Recomendo-lhe a leitura deste post:<br />http://trilhosdooeste.blogspot.com/2011/05/o-complexo-ferroviario-de-sao-joao-del.htmlWelberhttps://www.blogger.com/profile/14341667190164195946noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7506522420374130116.post-50138518408288825772011-06-05T18:03:15.707-03:002011-06-05T18:03:15.707-03:00Olá Welber moro em Barroso bem próximo ao lado do ...Olá Welber moro em Barroso bem próximo ao lado do antigo leito da EFOM e próximo também do Km 48, em 1981 eu vi passar possivelmente a última composição de passageiros da EFOM, os passageiros usavam roupas típicas da década de 20 ou 30, e foi documentado pela TV globo hoje MG TV, parece que Globo Minas na época.<br />Após 1983/84 eu assisti perplexo com que rapidez à ferrovia foi saqueada.<br />Infelizmente ninguém do lado de cá, nem políticos e nem IPHAM, se manifestou para manter á ferrovia pelo menos no seu trecho mais histórico, que o trecho de Antônio Carlos até são João o qual foi inaugurado pelo então Imperador D. Pedro II, basta ver o filme para contemplar as paisagens inclusive da antiga usina elétrica de Ilhéus (rio das mortes). Trecho entre Campolide e Barroso, que fornecia eletricidade p/ Barbacena, por outro lado também o Sr. David não filmou a primeira estação da EFOM de Barroso, mas, valeu muito este documentário.<br />Abraços.<br />Vicentevrthttps://www.blogger.com/profile/05155535317314203396noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7506522420374130116.post-66561017278991025272011-01-07T16:02:24.261-02:002011-01-07T16:02:24.261-02:00Pois é Welber,tempos atrás eu estava conversando c...Pois é Welber,tempos atrás eu estava conversando com o Sr. Benito Grassi e ele me disse que durante a erradicação da linha do sertão ele próprio ainda solicitou as autoridades que se mantivesse além da linha de Tiradentes o trecho até a Fazenda do Pombal mas não quiseram nem saber,acabaram com tudo.O brasileiro não se preocupa muito com sua história,o próprio Sr. Patrick Dollinger era francês,os registros em vídeo que temos daquela época foram feitos por ingleses e norte americanos,várias fotos raras da bitolinha se não são de ferroviários são de alemães,ingleses e norte americanos,eles vinham de longe apenas para ver a tal Maria-fumaça que na época iria completar 100 anos de serviços prestados.Quem poderia evitar a destruição na época não evitou,foi assim com o Pavilhão de Matosinhos,com a Igreja do Sr. Bom Jesus de Matosinhos (antiga),com a ferrovia.Infelizmente é isso.thiago2009rhttps://www.blogger.com/profile/08194290622134559325noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7506522420374130116.post-74042518281610637392011-01-07T09:15:27.039-02:002011-01-07T09:15:27.039-02:00A erradicação da "bitolinha" foi objeto...A erradicação da "bitolinha" foi objeto de muita controvérsia na época. O Ministério dos Transportes à época comandado pelo Sr. Eliseu Resende, apesar do programa PRESERVE sob o seu domínio, não se esforçou muito pela preservação desta ferrovia.<br />Por falta de interesse geral? NÃO!<br />Em 1983 o Sr. Patrick Dollinger, fundador e diretor-presidente da ABPF, entrou com o requerimento de tombamento de toda a malha em bitola de 0,76m junto à SPHAN (atual IPHAN). Ainda era tempo de manter todo o trajeto entre Antônio Carlos e Aureliano Mourão intacto e ainda salvar a maior parte do material rodante ali encontrado. Isso é parte do Processo 1.096-T-83 do DTC-SPHAN, que o GaxetaLeaks trouxe a público: http://trilhosdooeste.blogspot.com/2010/12/patrick-dollinger-abpf-o-iphan-e-e-f.html. Somado ao trecho de 200km da bitolinha, seria ainda tombada a rotunda de Ribeirão Vermelho. Entretanto, o que foi tombado, com processo encaminhado à DTC-SPHAN já em 1985, foi apenas o que vc conhece hoje, a pedido do PRESERFE, no âmbito da própria RFFSA, infinitamente, espetacularmente, assustadoramente muito menos do que a proposta de Patrick Dollinger. Quem quiser conferir a documentação, está no Rio de Janeiro, no Arquivo do Palácio Gustavo Capanema.Welberhttps://www.blogger.com/profile/14341667190164195946noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7506522420374130116.post-34892432180991170162011-01-06T19:28:17.187-02:002011-01-06T19:28:17.187-02:00Isso é muito importante,mas acho que muita gente a...Isso é muito importante,mas acho que muita gente ainda não assimilou o propósito de tais textos (posso ser uma delas),mas o que eu percebo é que o Brasil jogou fora boa parte de sua história com a erradicação de vários trechos ferroviários,como exemplo tomarei a bitolinha,nos dias atuais fica difícil imaginar uma pessoa viajando de São João del-Rei a Barroso de trem gastando cerca de 3 horas de viagem num trecho relativamente curto,os tempos são outros.Mas agora imagine a mesma pessoa indo novamente de São João del-Rei a Barroso de trem mesmo gastando muito mais tempo de viagem do que o ônibus,certemente ela escolheria o trem não pela praticidade mas sim pelo saudosismo,apreciando pela janela do carro de passageiros os campos,as casinhas,as fazendas,as igrejinhas no meio do mato,os turistas poderiam parar nessas pequenas estações para comprar os produtos locais tais como doces,artesanatos,etc...<br /> Na linha do sertão o trem poderia levar os turistas até a Fazenda do Pombal.<br /> No ramal das Águas Santas na época do calor com certeza os trens para o balneário sairiam cheios.<br /> O que se percebe é a erradicação parece ter sido precipitada,hoje com certeza alguns dos trechos não mais existentes fariam sucesso entre os turistas e passageiros em geral.É o que penso...thiago2009rhttps://www.blogger.com/profile/08194290622134559325noreply@blogger.com