Em Antônio Carlos, MG, no monumento que representa o "Marco Zero" da Estrada de Ferro Oeste de Minas, local onde, em 1879, foi iniciada a construção da linha que, conectando São João del-Rei, principal cidade do Sul de Minas no século XIX, ao Rio de Janeiro e ao Oeste de Minas, com seus mais de 600km de extensão terminados na década de 1890 - complementados com alguns ramais -, pode-se ver a inscrição "ferrovia mais estreita e única com a bitola de 76cm do mundo".
Esse mantra é repetido ad nauseum por muitos, inclusive pelos funcionários da extinta Rede Ferroviária Federal S.A. e empregados da Ferrovia Centro-Atlântica S.A., inclusive da administração, demonstrando a grande ignorância sobre o patrimônio pelo qual eram/são responsáveis.
A bitola de 2 pés e 6 polegadas, ou 762mm, ou 76cm, ou 0,76m, foi uma das mais utilizadas no mundo, havendo ferrovias nessa largura (a lembrar: bitola é a distância entre os dois trilhos paralelos que formam a via férrea) em todos os continentes, em vários países. Não só existiu em muitos lugares, bem como ainda operam algumas por outros tantos na atualidade. Eis o que encontramos no youtube:
Nenhum comentário:
Postar um comentário