sábado, 12 de maio de 2012

De Volta para o Passado (a locomotiva do filme "Back to the Future III")



Devido a uma falha nos instrumentos do DeLorean, o Dr. Emmett L. Brown (Doc) foi de 1955 para 1885 - e não para 1985, como deveria ser.
Isso é parte do enredo do filme De Volta Para o Futuro III, dirigido por Robert Zemeckis, e último da trilogia (sério!).
Óbvio e "ululante" é o fato de que era meu favorito na época por um pequeno detalhe: as cenas ferroviárias! Não que eu seja um fanático por trens, como os trainspotter (ou railfan), mas é um objeto de estudos devido à grande admiração que vem desde a primeira infância.


Se para a história em si não faz muita diferença o modelo da locomotiva, ou se os aspectos técnicos realmente correspondem em detalhes sobre a época representada, não nos custa encontrar as informações sobre a locomotiva utilizada no filme, já que é um dos exemplares preservados em uma das chamadas American Scenic Railroads, o Railtown 1897 State Historic Park (SHP), em Jamestown, CA.

No filme quase tudo é fictício, exceto a locomotiva, que é um verdadeiro exemplar das velhas locomotivas a vapor.

Ficha Técnica

Fabricante: Rogers Locomotive & Machine Works
Ano de fabricação: 1891
Placa: 4493
Tipo: Ten-wheeler (4-6-0)
Bitola: 1,43m (4 pés e 8½ polegadas)
Expansão do vapor: Simples
Produção de vapor: Saturado
Válvula de distribuição do vapor: tipo Stephenson
Combustível: lenha (madeira) ou carvão (convertida em óleo BPF)
Ferrovia original: Prescott & Arizona Central Railway

Devido a sérias avarias na caldeira, em 2009 a locomotiva necessitou receber uma nova para continuar em atividade. Foi providenciada uma réplica da caldeira original para tanto.

Caldeira nova já acentada sobre o "carro" da locomotiva. 2009. Foto de Thomas R. Schultz

Em atividade, passando por Rock Quarry. 2010. Foto de Kevin Madore.

 Interior da rotunda da Railtown 1897, em Jamestown. 2010. Foto de Michael Sharps. 

  

Nenhum comentário: