Devido a uma falha nos instrumentos do DeLorean, o Dr. Emmett L. Brown (Doc) foi de 1955 para 1885 - e não para 1985, como deveria ser.
Isso é parte do enredo do filme De Volta Para o Futuro III, dirigido por Robert Zemeckis, e último da trilogia (sério!).
Óbvio e "ululante" é o fato de que era meu favorito na época por um pequeno detalhe: as cenas ferroviárias! Não que eu seja um fanático por trens, como os trainspotter (ou railfan), mas é um objeto de estudos devido à grande admiração que vem desde a primeira infância.
Se para a história em si não faz muita diferença o modelo da locomotiva, ou se os aspectos técnicos realmente correspondem em detalhes sobre a época representada, não nos custa encontrar as informações sobre a locomotiva utilizada no filme, já que é um dos exemplares preservados em uma das chamadas American Scenic Railroads, o Railtown 1897 State Historic Park (SHP), em Jamestown, CA.
No filme quase tudo é fictício, exceto a locomotiva, que é um verdadeiro exemplar das velhas locomotivas a vapor.
Ficha Técnica
Fabricante: Rogers Locomotive & Machine Works
Ano de fabricação: 1891
Placa: 4493
Tipo: Ten-wheeler (4-6-0)
Bitola: 1,43m (4 pés e 8½ polegadas)
Expansão do vapor: Simples
Produção de vapor: Saturado
Válvula de distribuição do vapor: tipo Stephenson
Combustível: lenha (madeira) ou carvão (convertida em óleo BPF)
Combustível: lenha (madeira) ou carvão (convertida em óleo BPF)
Ferrovia original: Prescott & Arizona Central Railway
Devido a sérias avarias na caldeira, em 2009 a locomotiva necessitou receber uma nova para continuar em atividade. Foi providenciada uma réplica da caldeira original para tanto.
Caldeira nova já acentada sobre o "carro" da locomotiva. 2009. Foto de Thomas R. Schultz |
Em atividade, passando por Rock Quarry. 2010. Foto de Kevin Madore. |
Interior da rotunda da Railtown 1897, em Jamestown. 2010. Foto de Michael Sharps. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário