quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Resposta do Superintendente da Regional de Belo Horizonte (SR-2) da Rede Ferroviária Federal S.A. ao Secretário do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em relação ao Tombamento do Complexo Ferroviário de São João del-Rei

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Dr. Ítalo Campofiorito
Secretário do patrimônio Histórico e Artístico Nacional
Rio de Janeiro
428/SRBH 261289
Foi motivo de enorme satisfação para todos nós, ferroviários, notadamente da Superintendência Regional de Belo Horizonte (SR-2), o recebimento de seu Ofício nr. 430/89, de 08 de novembro último, comunicando-nos o tombamento definitivo do Complexo Ferroviário de São João del-Rei.
Concretiza-se, assim, o sonho de todos nós, velhos ferroviários, ao vermos o nosso valioso patrimônio histórico resguardado para as futuras gerações.
Com suor, lágrimas, dedicação e muita abnegação os nosso antepassados, verdadeiros bandeirantes e pioneiros, construíram as nossas estradas de ferro em condições inóspitas e com poucos recursos que a engenharia lhes oferecia.
A Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM, embrião do que é hoje a nossa Superintendência Regional de Belo Horizonte, foi um exemplo dignificante para todos nós.
Preservar, portanto, esse grande patrimônio e a história daqueles que fizeram da ferrovia a razão de sua própria existência, é mais do que necessário – é uma obrigação de todos nós, ferroviários e não ferroviários.
Ao lhe manifestarmos o nosso profundo reconhecimento e agradecimentos extensivos a todos aqueles que nos vem ajudando, direta e indiretamente, na preservação de nossa história, apraz-nos fazer-lhe, na oportunidade, o convite para, em data a ser oportunamente anunciada por esta superintendência, participar da solenidade que marcará essa grande conquista.
Ao ensejo, os votos de um feliz ano novo.
Márcio Maia Ferreira
Superintendente
RFFSA B. Hte.

5 comentários:

EFGoyaz disse...

Uma bela carta. Não sei se é pessimismo meu, mas penso que hoje em dia os homens públicos dificilmente teriam esse entendimento. Iriam protestar, reclamar. Iam alegar prejuízo material. Iam conseguir liminares na justiça. Ou, no mínimo, se calar.
Tomara que eu esteja errado. E seja como for, foi uma bela batalha dos gigantes das gerações anteriores. Sou grato à visão estratégica dessas pessoas que tanto falta aos dias de hoje.

Welber disse...

O nome disto é "fazer média". É só um discurso, Gláucio. Pelo MT e a RFFSA não existiria mais PORRA NENHUMA.

Pablo B. Souza disse...

"Com suor, lágrimas, dedicação e muita abnegação os nosso antepassados, verdadeiros bandeirantes e pioneiros, construíram as nossas estradas de ferro em condições inóspitas e com poucos recursos que a engenharia lhes oferecia."

(pode rir?)

Welber disse...

A la vontê, Brauleza!

Pablo B. Souza disse...

UHAUHAUHA!!!