terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Manual da Santa Fe Henschell/Skoda do "Trem da vale"

Segundo fontes fidedignas, o pessoal responsável pelo já famoso "Trem da Vale", aquele que funciona no trecho reconstruído entre Mariana e Ouro Preto, MG, em linha sob a concessão pertencente à empresa denominada Ferrovia Centro-Atlântica S. A., propriedade da (Companhia) Vale (que já foi do Rio Doce), pediu à associação de preservação ferroviária que cedeu o material rodante (locomoção e reboque) o manual de instruções da locomotiva.
O certo é que esse tipo de documento não existe na forma como foi pedido. O que existe, e os arquivos históricos existem para isso, são os documentos de publicidade ou informativos particulares sobre locomotivas, carros e vagões. E, neste aspecto, creio que a cedente não possui tais papéis em seu poder.
É fato também que, se a empresa/entidade se interessa pela operação de um tipo de veículo tão específico, como é o caso das locomotivas a vapor, deve saber (como se sabe "até no reino mineral" - parafraseando o Mino Carta) que é um tipo de material que se aprende a utilizar por via da teoria (leitura de trabalhos didático-acadêmicos feitos por engenheiros e interessados no assunto de maneira geral) somado à empiria (o repasse do conhecimento acumulado por pessoas que conhecem pela atividade que exerceram/exercem - e isso existe no mundo todo), devido à antiguidade da peça e o fato de não se fabricar mais esse tipo de veículo em escala industrial desde a década de 1950 (me refiro obviamente ao mundo ocidental, já que a China fabricou máquinas a vapor até a década de 1980).
A locomotiva cedida à Vale foi construída na Tchecoslováquia (no lado que hoje é parte da República Tcheca) em 1949 pela Skoda. Originalmente construídas para os Ferrocarriles del Estado Argentino (FCEA), e adquiridas em segunda-mão pela E. F. Dona Teresa Cristina, da RFFSA, em Santa Catarina, essas unidades são do tipo Santa Fe (2-10-2), feitas para ferrovias com curvas de raio longo para puxarem preferencialmente trens de cargas, devido à sua morfologia pesada e caracterizada por alto esforço de tração. O projeto original dessas Santa Fe dos FCEA é da fabricante alemã Henschell & Sohn, que foi rsponsável pela construção das primeiras unidades, de 1937 (Duas pelo menos eu sei que foram para EFDTC, as atuais 209 e 210).

Não é manual, é apenas a documentação "de visitas" impressa pela Skoda, mais uma das pranchas de "elevação", desenhadas pela H&S.~

P.S.: Sr. "maquinista" do "Trem da Vale", locomotivas a vapor não possuem ponto 8 (nem 7, nem 6, nem 5...).








Material muito gentilmente cedido pelo Rafael Bordini, de Criciúma, SC.
Originalmente enviado pelo cordialíssimo Pavel Sovicka, de Praga, República Tcheca.

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