quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

David Corbitt e o Super 8 na década de 1970

Agora que o revolucionário canal de vídeos, o Youtube, ampliou o limite de tempo de duração dos vídeos de dez para quinze minutos, decidi reenviar o filme realizado pelo Sr. David Corbitt na segunda metade da década de 1970.
O filme, ao que parece, mostra cenas em datas distintas (posso estar enganado), mas o autor diz ser 1976. Na cena em que a locomotiva 68 manobra na plataforma da estação de São João del-Rei tudo me leva a crer que se trata da mesma data de algumas fotografias de outro norte-americano, o Sr. John West, que data como 1977.

De qualquer forma, o que temos aqui é um registro raro. E agradecemos ao autor por sua realização, que permite que todos os interessados nesta ferrovia tenha um pedacinho de sua memória preservada.

Um comentário:

vrt disse...

Olá Welber moro em Barroso bem próximo ao lado do antigo leito da EFOM e próximo também do Km 48, em 1981 eu vi passar possivelmente a última composição de passageiros da EFOM, os passageiros usavam roupas típicas da década de 20 ou 30, e foi documentado pela TV globo hoje MG TV, parece que Globo Minas na época.
Após 1983/84 eu assisti perplexo com que rapidez à ferrovia foi saqueada.
Infelizmente ninguém do lado de cá, nem políticos e nem IPHAM, se manifestou para manter á ferrovia pelo menos no seu trecho mais histórico, que é o trecho de Antônio Carlos até são João o qual foi inaugurado pelo então Imperador D. Pedro II, basta ver o filme para contemplar as paisagens inclusive da antiga usina elétrica de Ilhéus (rio das mortes). Trecho entre Campolide e Barroso, que fornecia eletricidade p/ Barbacena, por outro lado também o Sr. David não filmou a primeira estação da EFOM de Barroso, mas, valeu muito este documentário.
Abraços.
Vicente