Locomotiva EFOM/RMV/VFCO 235
Ten-wheeler da Viação Férrea Centro-Oeste, nº 235, originária da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM 130), desativada no final da década de 1970, levada para Jaguariuna, SP, no início da década de 1980.
Restaurada e colocada em condições operacionais, hoje é parte da frota da ABPF de Santa Catarina, onde é utilizada em trens turísticos.
Fabricante: Baldwin Locomotive Works
Ano de fabricação: 1920
Nº série fabricação: 54057
Tipo: Ten-wheeler (4-6-0)
Classe: 10-26D
Condição atual: operacional
Combustível: lenha ou carvão
Ferrovia/Depósito original: E. F. Oeste de Minas/Ribeirão Vermelho
Localidade atual: Rio Negrinho, Santa Catarina
Antes (década de 1980)
Depois (2004)
Locomotiva EFOM/RMV/VFCO 332
Pacific da Viação Férrea Centro-Oeste, nº 332, originária da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM 164), desativada no final da década de 1970, levada para Jaguariuna, SP, no início da década de 1980.
Restaurada e colocada em condições operacionais, hoje é parte da frota da ABPF do Sul de Minas, onde é utilizada em trens turísticos.
Fabricante: Baldwin Locomotive Works
Ano de fabricação: 1925
Nº série fabricação: 58852
Tipo: Pacific (4-6-2)
Classe: 10-26D
Condição atual: operacional
Combustível: lenha ou carvão
Ferrovia/Depósito original: E. F. Oeste de Minas/Divinópolis
Localidade atual: Passa Quatro, Minas Gerais
Antes (década de 1980)
Depois (2004)
Locomotiva EFOM/RMV/VFCO 58
Consolidation da Viação Férrea Centro-Oeste, nº 58, originária da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM 29), ativa até a década de 1980 para o transporte de cimento e calcário na região das Vertentes, em Minas Gerais. Ao contrário de todas as suas companheiras de frota, não está nem operacional e nem protegida na rotunda da Oeste de Minas.
Fabricante: Baldwin Locomotive Works
Ano de fabricação: 1893
Nº série fabricação: 13829
Tipo: Consolidation (2-8-0)
Classe: 10-18E
Condição atual: semi-sucateada
Combustível: nenhum
Ferrovia/Depósito original: E. F. Oeste de Minas/Ribeirão Vermelho
Localidade atual: Carpintaria do Complexo Ferroviário de São João del-Rei
Antes (década de 1980)
Depois (2006)
Vídeos relacionados:
Antes, 1976
Depois, 2009
Ten-wheeler da Viação Férrea Centro-Oeste, nº 235, originária da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM 130), desativada no final da década de 1970, levada para Jaguariuna, SP, no início da década de 1980.
Restaurada e colocada em condições operacionais, hoje é parte da frota da ABPF de Santa Catarina, onde é utilizada em trens turísticos.
Fabricante: Baldwin Locomotive Works
Ano de fabricação: 1920
Nº série fabricação: 54057
Tipo: Ten-wheeler (4-6-0)
Classe: 10-26D
Condição atual: operacional
Combustível: lenha ou carvão
Ferrovia/Depósito original: E. F. Oeste de Minas/Ribeirão Vermelho
Localidade atual: Rio Negrinho, Santa Catarina
Antes (década de 1980)
VFCO 235 (EFOM 130, RMV 235), tipo ten-wheeler (4-6-0) no desvio da estação de Carlos Gomes, Campinas, SP, a espera de restauração. Foto: Acervo ABPF.
Depois (2004)
VFCO 235 (EFOM 130, RMV 235), tipo ten-wheeler (4-6-0) em ação em Santa Catarina, após belíssimo trabalho de restauração mecânica e de caldeiraria (mesmo que esteticamente não seja assim, “uma Brastemp”). Foto: Acervo ABPF.
Locomotiva EFOM/RMV/VFCO 332
Pacific da Viação Férrea Centro-Oeste, nº 332, originária da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM 164), desativada no final da década de 1970, levada para Jaguariuna, SP, no início da década de 1980.
Restaurada e colocada em condições operacionais, hoje é parte da frota da ABPF do Sul de Minas, onde é utilizada em trens turísticos.
Fabricante: Baldwin Locomotive Works
Ano de fabricação: 1925
Nº série fabricação: 58852
Tipo: Pacific (4-6-2)
Classe: 10-26D
Condição atual: operacional
Combustível: lenha ou carvão
Ferrovia/Depósito original: E. F. Oeste de Minas/Divinópolis
Localidade atual: Passa Quatro, Minas Gerais
Antes (década de 1980)
VFCO 332 (EFOM 164, RMV 332), tipo pacific (4-6-2) no desvio da estação de Carlos Gomes (??), Campinas, SP, a espera de restauração. Foto: Acervo ABPF.
Depois (2004)
VFCO 332 (EFOM 164, RMV 332), tipo pacific (4-6-2) na estação de Passa Quatro, MG, após restauração realizada pelo Sr. Lincoln Palaia pela FEPASA em São Paulo e constantes reparos realizados pela ABPF em Cruzeiro, SP, e em São Lourenço, MG (agradeço ao Bruno Sanches e ao Felipe Sanches da ABPF-Sul de Minas pela correção). Foto: Welber Santos, Acervo NEOM-ABPF.
Consolidation da Viação Férrea Centro-Oeste, nº 58, originária da Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM 29), ativa até a década de 1980 para o transporte de cimento e calcário na região das Vertentes, em Minas Gerais. Ao contrário de todas as suas companheiras de frota, não está nem operacional e nem protegida na rotunda da Oeste de Minas.
Fabricante: Baldwin Locomotive Works
Ano de fabricação: 1893
Nº série fabricação: 13829
Tipo: Consolidation (2-8-0)
Classe: 10-18E
Condição atual: semi-sucateada
Combustível: nenhum
Ferrovia/Depósito original: E. F. Oeste de Minas/Ribeirão Vermelho
Localidade atual: Carpintaria do Complexo Ferroviário de São João del-Rei
Antes (década de 1980)
VFCO 58 (EFOM 29, RMV-Oeste 208, RMV 58), tipo consolidation (2-8-0) servindo como manobreira no depósito de São João del-Rei, MG. Foto: Acervo NEOM-ABPF.
Depois (2006)
VFCO 58 (EFOM 29, RMV-Oeste 208, RMV 58), tipo consolidation (2-8-0), após ausência de conservação, no macaco mecânico da oficina do Complexo Ferroviário de São João del-Rei, MG. Foto: Jonas Augusto, Acervo NEOM-ABPF.
Vídeos relacionados:
Antes, 1976
Depois, 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário