domingo, 7 de novembro de 2010

Norfolk & Western na era do vapor

Em 1957 era criada no Brasil a Rede Ferroviária Federal S.A.. É muito raro encontrar vídeos das ferrovias que compunham a então nova empresa estatal que as administrava.
Enquanto isso, no universo paralelo representado pelas estradas de ferro da América do Norte, muitos documentários eram feitos para guardar as imagens daqueles dias. Para nossa sorte, o Youtube está aí para podermos compartilhar do espanto do poder que a água fervida pela ação do fogo podia fazer, ao arrastar imensos trens mundo afora (ou adentro).





3 comentários:

Victor A Silva disse...

Welber,

Parabéns pela excelente pescaria no youtube!
Se quiser ter um gostinho de vapor nacional, os estrageiros andaram, filmando nossas ferrovias nos anos 70, eles perceberam que seria uma das últimas vezes que o mundo veria o vapor mostrando sua força.
Um dos vídeos mais impressionantes são sobre as mallets e texas da EFDTC.
é uma série com 10, postei o primeiro no meu blog os outros estão como vídeos reacionados no youtube.

http://parahdiario.blogspot.com/2010/01/documentario-texas-da-efdtc.html

http://www.youtube.com/watch?v=gN4szPJRelg&feature=player_embedded

Welber disse...

Victor, fui eu quem passou de VHS para DVD esses videos e repassei aos amigos, como o Rafael Bordini, que postou esses da EFDTC e eu postei os da VFCO. É só procurar pelo usuário weloestedeminas no cêtuba. Sobre o Brasil eu queria ver os anos 40 e 50. Em 1976 já era "heritage".

Victor A Silva disse...

Welber,
A partir das postagens do Almanaque rffsa, blog do Buzzelin.
tem vídeo do arquivo nacional, em alguns deles mais antigos aparecem as vaporosas, principalmente da central e da sorocabana.